Histórico

O Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel) é hoje, seguramente, um dos mais atuantes, representativos e melhor estruturado do Paraná. Para chegar a esta condição, passaram-se várias gestões diretivas e muitos anos de trabalho desses líderes classistas voluntários. Hoje, com sua sede administrativa junto ao CRCPR (Rua Salgado Filho, 1882, 3º andar, Centro), o Sincovel mantém quadro de funcionários e completa estrutura funcional para atender a categoria contábil.

A Associação Profissional Intermunicipal dos Contabilistas

O Sincovel nasceu pelas mãos de um grupo de pioneiros atraídos por esta cidade por motivos diversos, entre eles, para iniciarem a carreira que perseguem até hoje.

Em 1974/75, o então recém-formado técnico contábil em Curitiba, Décio Mertz, que mais tarde se formaria em Ciências Contábeis pela então Fecivel (hoje Unioeste), lançava nesta – que mais tarde se tornaria a Capital do Oeste – a semente que propiciou o nascimento, em 1975, da Associação Profissional Intermunicipal dos Contabilistas de Cascavel (APIC). Ainda na fase inicial – de discussão e amadurecimento da idéia – Décio Mertz contou primeiramente com duas adesões: dos contabilistas Pedro Miranda (já falecido) e Oraci B. Schroeder, que já moraram e exerciam a atividade nesta cidade.

A partir daí, o grupo começou a crescer e nas sucessivas reuniões para debater a fundação da Associação, vários outros pioneiros da área também passaram a somar forças que culminariam com a oficialização dessa entidade numa assembléia que reuniu também o então presidente do Sindicato da classe de Curitiba (com abrangência estadual), Elias Siqueira Soliba, que foi um grande incentivador à criação da Associação de Cascavel.

Antes de ser transformada em Sindicato, a APIC teve três diretorias, presididas pelo saudoso Pedro Miranda (1975/77), Oraci Schroeder (1977/79) e Lenir Rosa Gobo (1979/80).

O Sindicato dos Contabilistas de Cascavel

Em 5 de dezembro de 1979, foi obtida a Carta Sindical que transformou a Associação em Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região, que hoje tem sob sua jurisdição 33 municípios do Oeste paranaense, onde atuam mais de 1000 profissionais.